Coluna-Ponto-de-Vista-1

Tranco Macio é a grande campeã da Estância da Canção Gaúcha

Um rasguido-doble, interpretado por Raniere Sphor, foi a grande campeã da 20ª Estância da Canção Gaúcha. “Tranco Macio”, com letra de Rodrigo Morales e música de Rodrigo Morales e Lucas Ferrera, conquistou três das 10 modalidades e levantou o troféu de 1º lugar do festival em 2013. A composição ainda recebeu os troféus de “Melhor Arranjo”, “Melhor Conjunto Instrumental” e “Melhor Melodia”.
Uma chamarra nominada Pataleio, interpretada por Ita Cunha, foi eleita a “Música Mais Popular” com votos da imprensa e do público. Pataleio ainda conquistou o troféu de “Melhor Tema Campeiro” e levantou o prêmio de 3º lugar do Festival. O rasguido-doble, Presilha, com assinatura de Evair Soares Gomez e Juliano Gomes, ficou em 2º lugar e ainda conquistou o título de “Melhor Poesia”.
A composição “Carta de Luto”, interpretada por Vitória Stagmeir, ficou com o prêmio de “Melhor Indumentária”. Também foram escolhidos pelo júri: “Melhor Intérprete”, Juliano Moreno, e “Melhor Instrumentista”, Davi Batuka.
A solenidade de premiação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (23) com a presença do prefeito Roque Montagner, do vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes e de secretários municipais. Também participaram integrantes da Comissão Organizadora do evento e do Júri; a patroa da Coordenadoria Tradicionalista Municipal, Cátia Cavalheiro; e o presidente do Festival, Carlos Cléber Dias Leal.
O Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, em três dias de evento, foi transformado no palco estadual do nativismo. Por ali passaram alguns dos principais nomes da música gaúcha, seja competindo ou apenas contribuindo para o sucesso do evento: entre eles, Mano Lima, na noite de abertura, e a dupla César Oliveira e Rogério Melo, no encerramento, levando o público aos gritos de “sapucai” e ao delírio com interpretações de “Pra bailar de cola atada”, “Apaysanado” e “Os loco lá da fronteira”.
A Estância também teve o seu dia de evento internacional. Pela primeira vez, em São Gabriel, Carlos Malo e La Polkería foi a atração da segunda noite de Festival.
A Estância Piá, criada com o objetivo de valorizar os pequenos talentos da música gaúcha, premiou duas meninas. Na categoria mirim, título de campeã para Ana Laura Cornel e, na categoria juvenil, Vitória Staggemeier.
O evento ainda apresentou novidades. Também foi agraciado com o Troféu Amadrinhador, o jovem Arthur Leal. O prêmio foi criado este ano e é um reconhecimento ao trabalho de bastidores.
A valorização do talento também ganhou destaque com o “Prêmio Revelação”. A comissão organizadora e o júri escolheram o gaiteiro Mauro Silva com principal nome nesta categoria.
O músico Gregório Rodrigues, conhecido popularmente por Canhoto, recebeu o troféu “Patrimônio Cultural”, segundo a comissão organizadora do evento, por causa de uma vida dedicada à música. A homenagem foi feita pelo prefeito Roque Montagner e pelo presidente do Festival, Carlos Cléber Dias Leal.
O prefeito Roque Montagner, após a premiação, anunciou que a Estância da Canção Gaúcha, em 2014, será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro, no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas.

A RAZÃO DO SUCESSO
A abertura oficial da 20ª edição da Estância da Canção Gaúcha aconteceu na noite de sábado (21/12). Por alguns minutos, o palco cedeu espaço para os organizadores do evento, de um lado a Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM) e do outro, a Prefeitura Municipal de São Gabriel.
Muitos agradecimentos. O presidente do Festival, Carlos Cléber Dias Leal, disse que o governo municipal tem feito um ótimo trabalho de valorização da cultura. Ele destacou a dedicação de todos os organizadores e ressaltou a presença da imprensa, 90% formada por emissoras de rádio de fora da cidade, com a participação gabrielense da emissora Batovi, TV São Gabriel, jornal O Imparcial e ainda o Blog A Notícia durante todas as noites.
O prefeito Roque Montagner disse que o sucesso do evento tem a ver com o quadro estrutural montado para a organização do Festival. “A 20ª edição precisava de alguém que conhecesse o mundo dos festivais. Por isso convidamos o Carlos Cléber”, que ainda agradeceu os esforços das Secretarias de Serviços Urbanos, Obras e Turismo, responsáveis pela logística, e dos jurados, intérpretes e imprensa.
O prefeito ainda lembrou a proposta do evento, a de revelar talentos, e destacou a dupla César Oliveira e Rogério Melo, atração da noite da última noite de festival, como um dos símbolos do festival. Ainda sem a parceria, os dois principais nomes do nativismo gaúcho começaram nos palcos do festival gabrielense, “e hoje levam o nome de São Gabriel para o Brasil e o Mundo”, lembrando que “a dupla foi indicada este ano ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras”, comentou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.