Coluna-Ponto-de-Vista-1

PT confirma Edegar Pretto como pré-candidato ao Governo do Estado

Tarso Genro, Edegar Pretto e Olívio Dutra
Foto: Carol Ferraz/Especial
O Partido dos Trabalhadores confirmou o nome do deputado estadual Edegar Pretto como pré-candidato a Governador do Estado nas eleições de 2022. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (13), em Porto Alegre, durante o lançamento do movimento "Rio Grande e presente. Para toda a sua gente", com participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Tarso Genro, senador Paulo Paim e deputados e deputadas das bancadas estadual e federal do partido.
A solidificação da pré-candidatura de Pretto começou há alguns meses, e foi chancelada por parlamentares, dirigentes, militantes e apoiadores após debates presenciais e virtuais, realizados a partir de junho deste ano em 27 regionais do PT em todo o estado. O deputado foi definido como nome que sintetiza a renovação do partido, por sua capacidade de diálogo, liderança política e compromissos com a base social. Com a confirmação do nome, também se confirma o projeto como alternativa viável aos campos democráticos que estarão mais próximos do ex-presidente Lula no RS.
Com a mensagem de passagem de bastão, num encontro definido como símbolo da união, da soma de ideias, de pensamentos e de forças para trazer o Rio Grande de volta ao seu papel de vanguarda na defesa dos direitos de toda a população gaúcha, as lideranças do partido declararam que o deputado tem total apoio dos dois ex-governadores, do senador, das bancadas do PT, militantes e movimentos populares. Para os petistas, Edegar Pretto é o nome certo para encabeçar no RS esse grande projeto nacional coletivo que já está em curso.
"Temos uma tradição de estar numa mesma trincheira, em especial na luta pela democracia. Edegar recebe nossa experiência, e está à altura de levar adiante todo trabalho, não só das nossas administrações, mas de todas que trabalham de forma séria", pontua Tarso.
Olívio Dutra, que além de amigo é conselheiro do mandato do deputado Edegar, destacou que as gestões do PT não acertaram tudo, segundo ele pelas complexidades da vida. De forma positiva, o ex-governador acredita que as pessoas não esqueceram de tudo o que foi feito de importante pelas administrações, em especial em respeito ao ser humano.
"Edegar, tu és um herdeiro de um legado, que vem desde o tempo do teu pai, o saudoso Adão Pretto. Vamos em frente nesta luta, pois a política é a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas", declara.
Edegar Pretto tem 50 anos e nasceu em Miraguaí, na Região Celeiro. É formado em Gestão Pública e tem suas origens na agricultura familiar. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar está em seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi o mais votado do partido nas três eleições em que participou, e líder da bancada petista no governo Tarso. Em 2017 foi presidente da Assembleia Legislativa, quando em sua posse popular cerca de duas mil pessoas ocuparam a praça da Matriz para um ato de apoio público na capital.
Na última eleição, fez votos em quase 480 municípios, e acumula a marca de ser o mais votado da história do PT no Legislativo estadual. O deputado tem bom trânsito em diversos setores produtivos e econômicos do estado, como produção de alimentos. Uma de suas causas com reconhecimento internacional é o trabalho pelo fim da violência contra as mulheres, que o levou a ser membro do Comitê Nacional Eles Por Elas, da ONU Mulheres, e coordenador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas, único Comitê estadual do país autorizado pela ONU.
Já a partir desta semana, Pretto intensifica a participação presencial em agendas pelo estado, começando pela Região Metropolitana de Porto Alegre. Depois, segue para roteiros de trabalho em municípios do interior, o que já é uma característica do parlamentar. A proposta é percorrer o estado com este movimento, embalado pelas pesquisas que apontam a liderança do ex-presidente Lula. Na próxima semana o roteiro será nas regiões Celeiro, Norte e Alto Uruguai. Ainda em setembro visitará a Região Centro, e em outubro, Sul e Serra. Depois será elaborado o calendário que contemplará as demais regiões. Nas atividades programadas, está como prioridade ouvir os setores sobre desenvolvimento regional, envolvendo produção de alimentos, educação, saúde, indústria, inovação tecnológica, universidades, entre outros.
"Esse movimento que criamos foi para construir esse Rio Grande presente. Mas tudo isso pelo caminho do diálogo, sem ódio e revanchismo. Vamos conversar com quem estiver disposto a fortalecer o nosso projeto. Eu comecei muito cedo a minha caminhada, conheço o Rio Grande de ponta a ponta, e neste espírito coletivo, com o legado dos que vieram antes de nós, vamos caminhar para um futuro melhor", resume Pretto.
Durante o evento, Edegar, Tarso e Olívio conversaram sobre temas do estado, passando pelas conquistas trabalhistas e participação popular, considerada uma das principais marcas dos governos petistas. Também resgataram feitos dos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Temas que envolvem o atual presidente não ficaram de fora do bate-papo. Tarso e Olívio, instigados por Pretto, analisaram a atual situação do país. Citaram Bolsonaro e seu governo como responsáveis pela má gestão da pandemia, aumento da pobreza, fome, desemprego, alta no preço dos alimentos e combustíveis, e o desrespeito às instituições brasileiras. Sobre o melhor caminho para resgatar o Brasil e reconstruir o Rio Grande, afirmaram que o jeito é Lula voltar, com o apoio da população.
Por mensagem em vídeo, o senador Paulo Paim diz que o momento é de somar forças, e reafirma a amizade e companheirismo que tem com Edegar. Destaca que este movimento lançado hoje é a consolidação da luta por um Rio Grande mais atuante na vida das pessoas.
"Edegar, pode contar comigo. Você é um retrato fiel da personalidade, da visão política e do espírito de solidariedade. Um homem de palavra, diálogo, amor, trabalho, cabeça e coração, tal qual foi seu pai, nosso sempre lembrado Adão Pretto", lembra.
Conforme o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta, a partir dessa oficialização o partido vai ampliar as discussões com siglas aliadas. Ele diz que os dirigentes já conversaram com os partidos do campo popular, e que todos demonstraram disposição de construírem um novo projeto para o Rio Grande do Sul.
"Ainda temos um bom tempo de debate e diálogos, mas estamos motivados por uma grande unidade que vai garantir um palanque forte para o Lula no RS através da liderança do Edegar", explica.
Sobre a vinda de Lula ao Rio Grande do Sul, Pimenta adianta que o ex-presidente está ajustando agenda, e já se colocou à disposição para organizar um roteiro com Edegar Pretto para uma caravana em alguns municípios gaúchos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.