Coluna-Ponto-de-Vista-1

Superlotação no PA 24 horas é pauta de reunião com vereadores

Vereadores estiveram reunidos com o administrador da Santa Casa, Neri Oliveira, no início da tarde desta quinta-feira, 19, para buscar esclarecimentos sobre as reclamações que tem chegado ao parlamento referentes à demorada de atendimento no PA 24H da Santa Casa. 
O encontro, articulado pela vereadora Malu Bragança, contou ainda com a presença dos vereadores Sildo Cabreira - presidente, Moisés Marques - vice-presidente, JJ Barcellos e Írio Rodrigues, além da Médica Patrícia Tôrres Alves, infectologista, Fabiane Reginatto, coordenadora do PA e Luiza Gerzson, coordenadora de internações. 
Segundo Neri, a alta procura pelo Pronto Atendimento é o que tem causado um tempo maior de espera na fila, porém a santa casa argumenta que está operando com a sua capacidade máxima, inclusive de internações. 
Conforme dados apresentados, o PA tem atendido 5 mil pacientes por mês, sendo 7 por hora, uma média acima do recomendado por conselhos de medicina.
 
A situação da superlotação dos hospitais é uma realidade constatada em todo o país neste momento de retorno do convívio social, em que as pessoas tem mais contato umas com as outras ocasionando em um número maior de problemas respiratórios como gripes e resfriados aliados a Covid-19. O retorno das cirurgias adiadas pela pandemia também aumentou as internações.
Como forma de amenizar o problema, Neri buscou esclarecer que muitas das pessoas que buscam atendimento pelo PA poderiam ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde e pediu ajuda dos vereadores para que divulguem a informação. 
Segundo eles mais da metade das pessoas que buscam o PA não são atendimentos de urgência, mas que a Santa Casa não deixa de atender o paciente que busca o seu atendimento.

 
 
A divulgação da grade de médicos que atendem nas Unidades Básica de Saúde e os horários de atendimento ajudaria a enfrentar a questão, segundo eles, e a orientação de que as pessoas procurem o 3º turno (turno da noite) das UBSs, também serviria para desafogar a fila de espera, visto que esse é o horário de maior procura pelo PA. Os vereadores informaram que irão buscar formas de contribuir com o esclarecimento da população e na divulgação do atendimento nas UBSs.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.