Coluna-Ponto-de-Vista-1

Pronasci: São Gabriel apresenta queda nos casos de abigeato

No dia 21 de maio, a Administração Municipal participou da reunião dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na cidade de Bagé, realizada durante o 1° Seminário de Ações Integradas de Combate ao Crime no Campo e o Abigeato. A reunião teve a participação de todos os municípios de fronteira, participantes do programa. São Gabriel teve uma redução significativa no primeiro trimestre de 2010 nos crimes ocorridos no campo. 
A delegação local esteve representada pelo Chefe de Gabinete do Prefeito, Luiz Alberto Flores Gonçalves, pelo Secretário da Agricultura, Erasmo Chiappetta e pelo assessor da pasta, Paulo Martins, que apresentaram os dados do abigeato no município. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, quando foram registrados 201 casos de animais furtados, este ano, foram 85. Uma queda de 40%. 
 
Os números caem ainda mais quando são citados os dados sobre animais abatidos no local – para consumo próprio ou venda irregular ao comércio. Em 2009, 162 animais foram abatidos, e este ano, apenas 26. O Secretário Erasmo salienta que as ações do Pronasci vieram para acabar com um dos crimes que mais prejuízos trazem a pecuária. R$ 144 milhões estão sendo investidos nestas ações que ainda combatem o tráfico de drogas e demais crimes no campo.  
“Os trabalhos realizados pelas forças de Segurança – BM e Polícia Civil – já mostram resultados, combatendo os principais focos de abigeato, e São Gabriel tem reduzido os casos”, salientando ainda que a Administração encaminhou dois projetos ao Ministério da Justiça durante a reunião. Estes versam sobre o reforço de equipamentos para comunicação entre as Patrulhas Rurais e a viabilidade de digitalizar as marcas e sinais, facilitando assim o controle dos animais em frigoríficos. Ainda foram sugeridas mais soluções ao Ministério, como ações de monitoramento das estradas para coibir ainda mais o abigeato. 
O Secretário informa que outras ações serão desenvolvidas como por exemplo, campanhas educativas junto as escolas, usando do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), mostrando os perigos de consumo de carne e leite sem procedência, assim como a implantação de um Disque-Denúncia, já encaminhados ao Prefeito Rossano Gonçalves.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.