Coluna-Ponto-de-Vista-1

Eleições 2020: mais de 18 mil eleitores ainda não efetuaram o seu cadastramento biométrico em São Gabriel

O cartório eleitoral de São Gabriel continua alertando aos eleitores acerca do prazo para o cadastro biométrico. 
Faltando 37 dias úteis para o término da biometria em São Gabriel, 18.535 dos 46.301 eleitores ainda não efetuaram o seu cadastramento biométrico.
A biometria passou a ser obrigatória, no município, desde 11 de março do ano passado, sendo que o prazo final para o cadastramento é 11 de março deste ano, e não haverá prorrogação.
O eleitor que não efetuar seu cadastramento biométrico terá seu título cancelado e, consequentemente, não poderá votar, nas próximas eleições, e seu CPF será suspenso até que seja regularizada a situação.
Além da impossibilidade de exercer o direito ao voto, também sofrerá uma série de penalidades, como não receber o salário (no caso de servidor público), não tirar passaporte ou carteira de identidade, obter certos tipos de empréstimos ou participar de programas sociais do governo.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
O eleitor impossibilitado de ir ao Cartório para fazer sua biometria, por alguma deficiência que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais, deve comunicar esta situação ao Cartório, por intermédio de um representante, que será orientado a solicitar a dispensa do exercício do voto para o eleitor.
Para ser cadastrado, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, levando consigo um documento de identificação oficial (carteira de identidade, carteira de habilitação, CTPS, certidão de nascimento ou de casamento originais) e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, internet, cartão de crédito) em nome próprio ou de familiar, com o qual resida, emitido há, no máximo, 90 dias, e título de eleitor (se possuir).
Os eleitores, que desejarem, podem agendar seu atendimento no site http://www.tre-rs.jus.br/.
O horário de atendimento do Cartório Eleitoral de São Gabriel é de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h, e, na sexta-feira, das 09h às 15h.
O Cartório está localizado na Rua Maurício Cardoso, 366, próximo à Escola Sueni Goulart dos Santos.
Mais esclarecimentos pelo telefone (55) 3232-1224.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.